A Play in Company, responsável por trazer oficialmente a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® ao país, está utilizando a ferramenta para capacitar mais de 250 profissionais da área de Serviços a Clientes e Parceiros da Raízen, a fim de tornar o atendimento ainda mais empático e humanizado.
O treinamento é um dos processos que está sendo utilizado para que a jornada de ‘Humanologia’ da empresa seja compreendida e praticada por todos, de dentro para fora.
“Nosso desejo é que nossos funcionários, responsáveis por atender nossos clientes, consumidores e parceiros trouxessem soluções incrementais para o atendimento atual que já dava muito certo, promovendo uma nova cultura de atendimento que demonstrasse claramente a eficiência dos serviços prestados e a preocupação em levar solução de forma simples e humanizada ”, explica Sonia Dalefi, coordenadora de Relacionamento ao Cliente.
A última pesquisa de satisfação aplicada ao time obteve nível recorde de 99%. E, desde 2014, é reconhecido pela excelência, presteza e rapidez nas soluções de problemas. Mas, mesmo com os indicadores, a executiva entendeu que não poderia se acomodar, já que o cliente está cada vez mais exigente.
“Entendemos que o desafio seria grande, já que a necessidade de tornar o atendimento mais relacional - apesar do movimento inevitável de digitalização -, é a equação que vem ocupando a cabeça do mercado hoje. Além disso, como despertar o potencial criativo de uma equipe que já tem incorporado um padrão enraizado e que só traz resultados positivos? ” comenta Mirian Fávaro, sócia-diretora da Play in Company e facilitadora do processo.
“Como trabalhamos com uma metodologia totalmente customizável com peças de LEGO®, que são universais e promovem o hands on, apresentamos uma solução alinhada ao momento, ao perfil do time e aos objetivos da Raízen. Nas várias imersões que realizamos para entender o negócio da empresa e vivenciar de perto a experiência que o cliente B2B e B2C tem com a Raízen, identificamos que a criação de um mapa com a jornada do cliente seria fundamental para que os colaboradores e áreas se localizassem no processo de forma sistêmica, entendessem a importância da colaboração e se engajassem ainda mais na missão de encantamento dos clientes”, complementa.
Durante os workshops, os participantes tiveram a oportunidade de elaborar mapas de empatia, fazer pitchs de solução de problemas reais do dia a dia e de construir cenários ideais de atendimento humanizado, desenvolvendo diversas competências primordiais, como a escuta ativa, empatia, comunicação, protagonismo, senso crítico, simplificação, adaptabilidade, gestão de tempo, inteligência emocional, respeito e sensibilidade. Além disso, também trouxeram ideias sobre oportunidades, ações, processos, ferramentas, atitudes e emoções que serão trabalhadas na sequência pela gestão, para que os aprendizados se transformem em prática.
“A mensagem de que somos solucionadores e não realizadores de tarefas foi compreendida por todos. Utilizar uma ferramenta de treinamento prática e lúdica, totalmente diferente das tradicionalmente expositivas e que é capaz de engajar diferentes perfis, foi decisiva em nossa escolha e no resultado”, afirma Sonia. “Tenho certeza de que daqui para frente, após essa vivência profunda, todas as experiências serão retransmitidas em nosso atendimento”, finaliza.
SOBRE O LEGO® SERIOUS PLAY®
O LEGO® SERIOUS PLAY® é um método visual e tangível de comunicação que desenvolve competências, estimula a inovação, a criatividade, a visão estratégica, o trabalho em equipe e promove 100% de participação. Como resultado, melhora a performance de pessoas e organizações.
Os blocos LEGO são uma linguagem universal e as metáforas que surgem dos modelos construídos pelos participantes, durante os workshops, são uma forma poderosa de desbloquear conhecimentos, trazer novas ideias e perspectivas à tona e alinhar a equipe em torno de uma visão compartilhada.
A metodologia foi criada pela LEGO®, a partir de uma extensa pesquisa científica nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, em parceria com o IMD (International Institute for Managment Development), da Suíça, e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos.
A ferramenta já foi utilizada pela NASA e por inúmeras organizações em todo o mundo, como Asics, Avaya, Boston Consulting Group, Citigroup, Coca-Cola, Deloitte, Disney, Ebay, Fedex, Google, Hilton Hotels, LEGO, MasterCard, Microsoft, Nissan, Orange Telecom, Pfizer, Proctor & Gamble, Target, Unilever, Vale, Yahoo, entre outras.
No Brasil, a metodologia foi trazida oficialmente em 2013 pela consultoria Play in Company, que já levou a ferramenta para empresas como a própria LEGO do Brasil, Becton Dickinson, Honda, Vivo, Coferly, Scania, Grupo Boticário - Quem Disse Berenice, Eudora, The Beauty Box, Boticário -, Eurofarma, Claro, Specialized, Secretaria de Educação de São Paulo, Kingston, AES Tietê, Specialized, MDS Insurance, Grupo TPC, Fundação Vanzolini, Triumph Experience, Nike, Sebrae, Manserv, QEdu, Chem-Trend, Nexo, Sodexo, Otis, FS Security, QBE Seguros, Yahoo, Agência HUB, Engenhoteca, Grupo GPSS, International School, entre outras.
Quer saber mais? Fale conosco: atendimento@playincompany.com
#humanologiaraízen #humanologiaraizen #soluçãodeproblemas #jornadadocliente #consumerexperience #h2h #cx #legoseriousplay #legoseriousplaybrasil #coaching #mapasvisuais #visualthinking #playmaps #ux #educaçàocorporativa #treinamento #csc #metodologiasativas #comunicaçào #shell #raízen #aprenderfazendo #handson #mindson #fumantohuman #experiênciadocliente #criatividade #inovação #conumisor30 #mapadeempatia #accountability #playincompany